Psicologia na Vila

Psicoterapia de Casal e Família

Não deixe o estresse e a ansiedade atrapalharem sua vida. Um psicólogo pode ajudar você a lidar com esses desafios.

Psicoterapia de casal

Durante a vida de um casal, existem momentos em que alguns conflitos se tornam muito frequentes ou exacerbados e acabam por interferir negativamente no relacionamento afetivo.

É muito comum que as pessoas relutem em admitir que não estão conseguindo lidar com a relação e passem a culpar constantemente apenas o outro por brigas e desentendimentos constantes. As relações são complexas e saber qual é a parcela de cada um na dinâmica da relação é importante para promover a construção de uma vida a dois saudável.

Na terapia de casal, busca-se estabelecer um ambiente seguro e de confiança em que a terapeuta vai intermediar os conflitos buscando ampliar as compreensões e trazer novas reflexões que ajudem a entender melhor o que vem ocasionando esse desencontro. Acaba por ser um espaço de diálogo, reestabelecendo uma comunicação que muitas vezes já não existe em casa.

Algumas queixas que levam os casais a buscar uma terapia são: melhorar o diálogo e a comunicação, estabelecer novos projetos de vida comuns, identificar inseguranças e competição, estabelecer uma boa divisão de tarefas e responsabilidades na vida a dois, melhorar a vida sexual, aprender a lidar melhor com características e necessidades individuais de cada um.

Psicoterapia de família

Assim, como a terapia de casal, a terapia familiar também tem como objetivo possibilitar um espaço de diálogo e mediação, onde seja possível abordar aquilo que não vai bem na dinâmica familiar. Neste tipo de terapia, busca-se privilegiar um olhar mais amplo, capaz de abarcar os diferentes papéis que cada membro da família desempenha na constituição daquele grupo.
Como a família costuma ocupar um lugar de grande importância na vida de cada pessoa, quando o relacionamento familiar não vai bem, ele provoca estresse prolongado e tem impacto no bem estar físico e emocional. Abrir um espaço de cuidado dos laços familiares é abrir a possibilidade de quebrar ciclos às vezes passados por inúmeras gerações e identificar padrões de comportamento que dificultam a convivência.